segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O Português não é uma língua "difícil", como pensam alguns brasileiros

Português não é uma língua "difícil", como pensam muitos brasileiros.
 
Pode ser difícil para quem seja canadense, chinês, árabe, russo, japonês, alemão... E mesmo assim, muitos desses aprendem de forma rápida e eficiente o idioma de Camões, enquanto muitos dos nossos ficam chorando as pitangas por não termos sido colonizados por ingleses.
 
Muita gente acha que a Língua Portuguesa seja difícil porque aprendem nas escolas que a norma culta da Língua Portuguesa seja o próprio idioma em si, quando isso não é verdade.
 
Aprendemos, por exemplo, que quem escreve/fala "ocê", "nós vai" não sabe falar ou escrever Português, quando sabe.
 
O que ela desconhece é a utilização da norma culta da nossa língua que, de maneira alguma, antecede a linguagem como fenômeno.
 
A linguagem surge sempre de modo "bruto", vamos dizer assim, "grosseiro", "rústico". A norma culta entra para polir e refinar o idioma, e prestar a elas elementos e formas que o tornem padrão para utilização comum, tanto no dia-a-dia quanto em situações extraordinárias.
 
É como uma pedra preciosa, que, ao ser encontrada, em sua forma bruta e com outros elementos e substâncias a ela agregadas, não possui, mas quando passa pelo processo de lapidação, torna-se apta à comercialização.
 
Qualquer nativo de outra língua pode dizer com propriedade que o nosso idioma seja "difícil" (muitos não acham, e quando aprendem, ficam maravilhados com a riqueza lexical da nossa língua), agora o brasileiro, o português ou lusófono em geral deveria lavar a boca com sabão mil vezes antes de proferir um impropério desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário