sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Clara dos Anjos e Cassi Jones

 

"Clara dos Anjos e Cassi Jones"

Baseados nos personagens homônimos do romance "Clara dos Anjos", do escritor brasileiro Lima Barreto.

Feito com giz pastel oleoso.

Se você curte Arte, adira ao meu canal no Telegram.
 

 
 
 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Não existe bondade sem maldade

 

Ninguém no mundo há que seja inteiramente "bom".

O que há são pessoas capazes de fazer o bem; e todas, sem exceção, o são.

Do mesmo modo, também não há quem seja "mau" em tempo integral.

Seja por descuido ou intenção, todo mundo pratica ou já praticou o mal em algum momento de sua vida.

Não existe bem sem mal, nem mal sem bem.

A negação do mal em prol da busca por um bem absoluto, utópico e surreal é a causa de muitas doenças sociais e comportamentais, de muitas frustrações e expectativas malogradas.

O mesmo se dá com o oposto, quando se superestima o mal a ponto de o bem não ser visto ou parecer turvado ante nosso próprio entendimento.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

"Aceito críticas construtivas" - Aceita, mesmo?

É comum ver em grupos de desenho no Facebook e WhatsApp gente (normalmente crianças e adolescentes) pedindo "críticas construtivas" e "sugestões" de como melhorarem os desenhos apresentados ao público.

Eu compreendo que isso pode ser um sinal de que a pessoa queira mesmo evoluir e melhorar seu traço, mas pode ser também sinal de carência afetiva, dependência emocional da opinião de terceiros e uma busca por uma validação pessoal que pode não ser bem-sucedida. 

 

E por que não seria bem-sucedida?

1. Porque todas as pessoas no mundo são todas diferentes umas das outras, mesmo que umas compartilhem muitas semelhanças com milhares de outras pessoas. Ninguém pensa e age exatamente de modo idêntico, tampouco em tempo integral. 

2. Se são diferentes, tendem a agir e pensar de forma bem distinta, e até mesmo de forma contrária à nossa maneira de agir e pensar.

 

Sim, estamos sujeitos a receber críticas humilhantes, insultos e coisas absurdas e injustas. 

Não é legal isso, de maneira alguma, mas é um risco que se corre.

A partir do momento em que você expõe seu trabalho em redes sociais e na internet em geral, você pode sim, receber elogios e sugestões como espera, mas também pode não receber ou até mesmo receber o que não deseja. 

Você não pode exigir que as pessoas se comportem, ajam e pensem apenas dentro de suas próprias perspectivas. 

É muito bom receber elogios e quem os recebe dificilmente não fica motivado e feliz, mas o mundo não tem obrigação de nos elogiar e muito menos obrigação de não nos ofender.

 

Quando se aprende a lidar com isso, a gente se torna menos dependente da validação alheia e passa a gostar mais do que faz.

 

A opinião de terceiros é importante, mas ela não deve ser o principal eixo condutor da arte que a gente realiza. 

A gente é que deve ser nosso principal crítico e apreciador da nossa própria arte.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O Português não é uma língua "difícil", como pensam alguns brasileiros

Português não é uma língua "difícil", como pensam muitos brasileiros.
 
Pode ser difícil para quem seja canadense, chinês, árabe, russo, japonês, alemão... E mesmo assim, muitos desses aprendem de forma rápida e eficiente o idioma de Camões, enquanto muitos dos nossos ficam chorando as pitangas por não termos sido colonizados por ingleses.
 
Muita gente acha que a Língua Portuguesa seja difícil porque aprendem nas escolas que a norma culta da Língua Portuguesa seja o próprio idioma em si, quando isso não é verdade.
 
Aprendemos, por exemplo, que quem escreve/fala "ocê", "nós vai" não sabe falar ou escrever Português, quando sabe.
 
O que ela desconhece é a utilização da norma culta da nossa língua que, de maneira alguma, antecede a linguagem como fenômeno.
 
A linguagem surge sempre de modo "bruto", vamos dizer assim, "grosseiro", "rústico". A norma culta entra para polir e refinar o idioma, e prestar a elas elementos e formas que o tornem padrão para utilização comum, tanto no dia-a-dia quanto em situações extraordinárias.
 
É como uma pedra preciosa, que, ao ser encontrada, em sua forma bruta e com outros elementos e substâncias a ela agregadas, não possui, mas quando passa pelo processo de lapidação, torna-se apta à comercialização.
 
Qualquer nativo de outra língua pode dizer com propriedade que o nosso idioma seja "difícil" (muitos não acham, e quando aprendem, ficam maravilhados com a riqueza lexical da nossa língua), agora o brasileiro, o português ou lusófono em geral deveria lavar a boca com sabão mil vezes antes de proferir um impropério desses.

Vanusa - Minha Opinião Sobre...

Não é de agora que acompanho o trabalho do crítico musical e baterista Régis Tadeu.
 
Apesar de sua postura "polêmica" (ou seja, falar a verdade sem afetações e melindres) quando se trata de mídia, música e assuntos correlatos, Régis mais acerta do que exagera/erra.
 
Vejam abaixo o que ele diz sobre a carreira artística da saudosa Vanusa (o vídeo que ele produziu foi quando a mesma ainda estava viva).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

domingo, 17 de janeiro de 2021

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

De volta à Blogosfera!

 Olá a todos!

 

Depois de uma ausência prolongada dos blogs, decidi retornar!

Ainda estou fazendo as coisas de modo meio paulatino, mas logo recupero o fôlego.

Me acompanhe também em meus outros canais:

Instagram

VK

Telegram