terça-feira, 28 de julho de 2015

Do diário pessoal ao jornal

Texto que publiquei no site Gosto de Ler sobre a utilização de blogs como fonte de informação e alternativa para jornalistas.

Eles surgiram no mundo virtual como uma opção mais fácil e leve para quem não tem tempo, condições e paciência de lidar com linguagens de programação como HTML e PHP, exigidas para criação de sites mais personalizados, e desde então, se os blogs tornaram febre para muitas pessoas que gostam de publicar suas experiências cotidianas na web.Muita gente tem verdadeira antipatia por esses diários virtuais, pois muitos possuem um layout cansativo, cores berrantes, inúmeros quadros e imagens em movimentos, além de um português paupérrimo e propositadamente mutilado, sobretudo por adolescentes que amam abreviar (diga-se ‘assassinar’) palavras com o fim de tornar a comunicação mais leve e informal. Realmente, para um público mais maduro, atrás de informação relevante, esse tipo de conteúdo é completamente desinteressante e cria uma certa repulsa por quem navega pela net à procura de algo mais sério.

Mesmo assim, a comunidade jornalística (profissionais e estudantes) pode e deve utilizar esta ferramenta não apenas para relatar experiências pessoais do dia-a-dia, como também se expressar sobre diversos assuntos, levar ao conhecimento de seus leitores ou rede de amigos fatos de considerável importância, tornando-se formadora de opinião ou até atuar como balcão de empregos para esta classe que ainda sofre com a saturação do mercado, com a falta de oportunidades pré e pós-faculdade, de uma legislação específica e demais burocracias envolvendo profissionais, sindicatos e governo.A jornalista Cátia Chagas, de Porto Alegre, graduada desde 1996, trabalha como editora e produtora de uma revista voltada para o mercado agrícola e faz pós-graduação. Em seu blog Comunica, ela dá seu parecer sobre fatos divulgados pela imprensa. Para ela, esta é uma forma de manter-se atualizada constantemente com o mundo da mídia. “Meu blog não é noticioso, mas de críticas, boas ou más”, explica Cátia.

Já o jornalista Diogo Carvalho, de São Paulo, que atualmente está desempregado, mas realiza freelances para a editora de esportes do portal Terra, utiliza a net para buscar emprego. Na sua opinião, ele considera uma ótima iniciativa os jornalistas publicarem seu material na net. “Se  fosse dono de algum jornal, com certeza avaliaria o blog de um jornalista que estivesse interessado na contratação”, conta Diogo.Enquanto uns avaliam o trabalho da mídia, outros preferem colaborar com serviços, valorizando a classe. Este é o caso do blog Balcão da Comunicação, que anuncia não somente vagas em diversas empresas, como também divulga concursos públicos.

O Rede RP – Relações Públicas divulga vagas, listando pré-requisitos e contato com as empresas anunciantes. O Vencer com Pouco também é um excelente sítio que abrange um público maior, de grande valia para profissionais desempregados e ‘focas’, como são conhecidos os profissionais recém-saídos da faculdade.Se por um lado, a dificuldade de conseguir um emprego sólido tem sido cada dia mais desafiadora, por outro a existência da net e de ferramentas como os blogs possibilitam a nós, profissionais de comunicação, uma forma de nos manter antenados, mesmo que isso não signifique lucro imediato a princípio.

Em minhas conversas com ex-colegas de faculdade e outros companheiros, costumo ressalvar que é mais importante que a pessoa esteja sempre em contato com empresas, profissionais que estejam empregados e fazendo de tudo para não desvalorizar os pelo menos quatro anos que foram gastos numa faculdade. A net proporciona uma possibilidade de estar ativo na área, e os blogs podem ser utilizados como instrumentos para tornar conhecidas não apenas idéias e pensamentos, como também o trabalho de alguém que, no futuro, pode estar entre os maiores do universo comunicacional.

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