Eles surgiram no mundo virtual como uma opção mais
fácil e leve para quem não tem tempo, condições e paciência de lidar com
linguagens de programação como HTML e PHP, exigidas para criação de
sites mais personalizados, e desde então, se os blogs tornaram febre
para muitas pessoas que gostam de publicar suas experiências cotidianas
na web.Muita gente tem verdadeira antipatia por esses diários virtuais,
pois muitos possuem um layout cansativo, cores berrantes, inúmeros
quadros e imagens em movimentos, além de um português paupérrimo e
propositadamente mutilado, sobretudo por adolescentes que amam abreviar
(diga-se ‘assassinar’) palavras com o fim de tornar a comunicação mais
leve e informal. Realmente, para um público mais maduro, atrás de
informação relevante, esse tipo de conteúdo é completamente
desinteressante e cria uma certa repulsa por quem navega pela net à
procura de algo mais sério.
Mesmo assim, a
comunidade jornalística (profissionais e estudantes) pode e deve
utilizar esta ferramenta não apenas para relatar experiências pessoais
do dia-a-dia, como também se expressar sobre diversos assuntos, levar ao
conhecimento de seus leitores ou rede de amigos fatos de considerável
importância, tornando-se formadora de opinião ou até atuar como balcão
de empregos para esta classe que ainda sofre com a saturação do mercado,
com a falta de oportunidades pré e pós-faculdade, de uma legislação
específica e demais burocracias envolvendo profissionais, sindicatos e
governo.A jornalista Cátia Chagas, de Porto Alegre, graduada desde 1996,
trabalha como editora e produtora de uma revista voltada para o mercado
agrícola e faz pós-graduação. Em seu blog Comunica, ela dá seu parecer
sobre fatos divulgados pela imprensa. Para ela, esta é uma forma de
manter-se atualizada constantemente com o mundo da mídia. “Meu blog não é
noticioso, mas de críticas, boas ou más”, explica Cátia.
Já
o jornalista Diogo Carvalho, de São Paulo, que atualmente está
desempregado, mas realiza freelances para a editora de esportes do
portal Terra, utiliza a net para buscar emprego. Na sua opinião, ele
considera uma ótima iniciativa os jornalistas publicarem seu material na
net. “Se fosse dono de algum jornal, com certeza avaliaria o blog de
um jornalista que estivesse interessado na contratação”, conta
Diogo.Enquanto uns avaliam o trabalho da mídia, outros preferem
colaborar com serviços, valorizando a classe. Este é o caso do blog
Balcão da Comunicação, que anuncia não somente vagas em diversas
empresas, como também divulga concursos públicos.
O
Rede RP – Relações Públicas divulga vagas, listando pré-requisitos e
contato com as empresas anunciantes. O Vencer com Pouco também é um
excelente sítio que abrange um público maior, de grande valia para
profissionais desempregados e ‘focas’, como são conhecidos os
profissionais recém-saídos da faculdade.Se por um lado, a dificuldade de
conseguir um emprego sólido tem sido cada dia mais desafiadora, por
outro a existência da net e de ferramentas como os blogs possibilitam a
nós, profissionais de comunicação, uma forma de nos manter antenados,
mesmo que isso não signifique lucro imediato a princípio.
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